Dia 30 de Abril Bate papo: A Criação em par-ceria.19hs
Dia 1º Maio Oficina: Criação artística a partir de sonhos.13h30 e Espetáculo: O caçador de Raízes.21h
Entrada franca
Sede da Cia da Farsa:Rua Caetés 616 2º Andar Centro.
Contato: Anderson Vieira: 9133 9706
Final de Semana Cultural na Sede da Cia da Farsa
Cia de São Paulo - Os Coletores de Sonhos
Neste final de semana acontece na Sede da Cia da Farsa o espetáculo ' O Caçador de Raízes' com a Companhia Paulista ' Os Coletores de Sonhos". Haverá ainda bate papo na sexta e a oficina que acontecerá horas antes da apresentação no sábado.
O caçador de raízes:
“O caçador de raízes” é uma criação teatral composta por canções, poemas, histórias e imagens. Seus principais temas são: o caminhar – uma metáfora da VIDA e suas opções; a ação humana sobre os espaços que ocupa; a relação com a natureza e a busca por raízes pessoais, culturais e históricas que ajudem a construir sentidos para a existência e a nos lembrar que somos parte de algo maior do que nossa solidão.
Os Coletores de Sonhos:
Nossos nomes: Márcio Costa e Ricardo Ribeiro. Nós nos conhecemos em São Paulo, em março de 2006, vindos de formações e experiências com muitos pontos em comum: Márcio, formado em Pedagogia, atuando como arte-educador e tendo participado de criações em teatro, dança e artes visuais; Ricardo, formado em Artes Cênicas, também atuando como arte-educador, e buscando integrar teatro, música e poesia. Um encontro de pessoas, de linguagens artísticas, da arte com a educação – ou da educação com as artes... E, permeando isso tudo, um encontro de sonhos!
Inicialmente, começamos a organizar encontros de criação, com o objetivo de juntar pessoas que buscavam a arte como forma de expressão e de convivência. A partir desses encontros, sistematizamos nossas atividades, levando oficinas e criações artísticas para espaços comunitários com os quais tínhamos vínculos.
No final de 2006, saímos de São Paulo e fomos morar em um sítio na cidade de Paraty (RJ). Durante os dois anos em que vivemos lá, apoiamos e integramos diversas iniciativas culturais da cidade, organizadas por instituições como: Silo Cultural, Cineclube Paraty, FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), IBAMA, ITAE e escolas.
Em 2007, fomos convidados a participar do III Encontro Internacional de Teatro “Achupallas: un cerro de cultura”, em Viña del Mar, Chile. Chamamos nossa amiga Ana Gallotti e juntos criamos “Sonhos”. Foi nesse momento que começamos nosso trabalho de coletar sonhos: nossos e de outras pessoas; aqueles que sonhamos acordados, nossos sonhos para a vida, e também os que sonhamos quando dormimos. As coletas são feitas por meio de um gravador, após conversas individuais ou intervenções poéticas em espaços públicos. Acreditamos que a ação de perguntar a uma pessoa sobre seus sonhos semeia nela uma busca: ainda que no momento ela não saiba dizer nenhum sonho, a pergunta faz com que ela olhe para sua vida, seus desejos e, de alguma forma, para o mundo em que vive.
No final de 2008, voltamos para São Paulo com o objetivo de aprofundar nossos estudos e trabalhos. Desde então, temos participado de encontros e eventos culturais, buscando uma forma artesanal de criar, baseada no diálogo com cada contexto, na delicadeza e no cuidado com as relações.
Serviço: